As principais características do azeite extravirgem

Categorias: Azeite Experience, Na minha Cozinha, Receitas

O azeite extravirgem é como um suco feito da compressão a frio das azeitonas, que podem estar verdes ou maduras. Diferente do vinho, o azeite deve ser consumido rapidamente, pois se envelhecer, perde o frescor.

 

Recomenda que o consumo ocorra em, no máximo, dois anos após a colheita.

O aroma é muito importante tanto para o vinho como para o azeite. A complexidade, porém, é menor no caso do azeite, mas, isso não significa que ele tenha poucas características aromáticas.

Ao contrário, a variedade de cheiros que fazem parte de um azeite extravirgem é enorme. Por exemplo, ele pode conter notas de grama, folha, alcachofra, tomate, folhas de tomates, pimenta entre inúmeras outras.

Uma análise simples de sabor e aroma deve ser capaz de indicar se o azeite é amargo, picante, suave ou robusto, além de revelar seu frescor ou as notas aromáticas ou possível falhas.

Tomate & Azeite

O uso de um verdadeiro azeite extravirgem enriquece a finalização de pratos como frango ou peixe. Ele também pode ser usado sem medo, no molho de salada ou pesto e, até mesmo, em sobremesa.

Algumas combinações tradicionais são imbatíveis na Itália, a variedade de azeitona é a Frantoio; tomate com azeite Picual são a combinação perfeita na Espanha e, na Grécia, tomate com Koroneiki. Em cada país o legume vermelho possui a acidez certa para cada tipo de azeite, proporcionando harmonias diferentes.

Ao adicionar queijos cremosos como o de cabra ou mussarela, fica ainda mais delicioso.Tomate,azeite e ervas frescas como alecrim, salsinha e manjericão parecem sempre ser a combinação perfeita para uma salada. E melhor ainda com uma fatia de pão fresco.

Veja a seguir uma receita simples e inusitada que servi na primeira edição do Azeite Experience realizada em março/2017 em São Paulo.

SOPA DE TOMATE COM PIPOCA DEFUMADA E AZEITE PICUAL

INGREDIENTES

1kg de tomate italiano maduro

1 cebola pequena

1/2 salsão picado

1 dente de alho pequeno

Azeite Picual

Fumaça líquida

Sal

MODO DE PREPARO

Cozinhar os tomates lentamente em 2 litros de água. Depois de cozidos, tirar a pele e amassar com garfo. Retornar ao fogo com as cebolas, salsão e alho amassado. Se necessário, cozinhar com mais água para alcançar a textura de sopa.

A pipoca (sem sabor) pode ser feita da maneira tradicional ou no micro-ondas. Não use manteiga. No momento de servir borrife com fumaça liquida (encontrada em empórios gourmets).

Monte o prato com a sopa, pipoca defumada e finalize com o azeite Picual.

Sirva quente ou fria. Dica: coloque alguns croutons por cima! Fica incrível!

Gostou? Compartilhe essa receita!

 

Deixe seu comentário!