Receita de Chimichurri

Categorias: Azeite Experience, Na minha Cozinha, Receitas

Salsa Verde 

Um molho clássico argentino de ervas frescas, alho, azeite e pimenta ideal para carnes grelhadas, saladas e até como antepasto, acompanhando torradas quentinhas.

 

Diz a lenda que foi um inglês, chamado Jimmy Curry, no século XIX, quem criou o molho verde. Ele era um comerciante e estava na Argentina comprando carnes para levar ao Reino Unido. Comeu um churrasco maravilhoso e, inspirado, preparou um molho com azeite, vinagre, ervas e especiarias que havia colhido de sua horta.

No Azeite Experience Mendonza, minhas influências vieram da cidade do sul da Argentina. Por lá, visitei fazendas de azeites, pois estava acompanhando uma expedição em busca dos melhores azeites da região. 

As boas lembranças de refeições são com pessoas, que tornaram esse momento de trabalho e novas descobertas do mundo do azeite ainda mais interessante e saborosa. A comida local tem processos e técnicas típicos argentinos, com ingredientes de uma região farta na agricultura no clima seco e sem chuvas. Por isso, métodos de conservação com açúcar e sal, como compotas, geleias, mel, queijo e embutidos se fazem presentes. 

A comida de Mendonza vai muito além da parrilla, mas, ainda assim, esse é o principal prato típico da região. Porém, por todo o território, praticamente um deserto, pode se encontrar iguarias gastronômicas como queijos, empanadas, doces e vinhos.

Os bifes, aves e linguiças são feitos na brasa, o que agrega um sabor especial, ainda mais se acompanhados de legumes grelhados e do famoso molho de salsa verde chimichurri. Esse molho serve também para marinadas e temperos de refogados. 

O meu molho de chimichurri foi um sucesso no Azeite Experience Mendonza em julho de 2017. E tem segredinhos de Chef, sim! Mas, por aqui, eu posso contar, afinal, estamos em casa!  

Primeiramente as ervas devem ser bem frescas e de qualidade, bem verdinhas, pois só assim proporcionam sabor intenso e aroma delicioso! Além disso, um pouco de acidez no molho realça a pimenta com o Azeite.

Para uma salsa verde ser ainda mais deliciosa, use azeite extravirgem! Esse tipo de azeite tem características como picância, amargor e aromas de folhas e gramas, tomates, alcachofras e ervas. Feito da primeira prensa, e a frio, das azeitonas ainda verdes, o azeite extravirgem tem qualidades ímpares para a saúde. Podemos encontrar uma variedade grande de sabores conforme o tipo de azeitona e a região de produção. 

Receita de Molho de Chimichurri  

Ingredientes:

½ maço de Hortelã

½ maço de Alecrim  

½ maço de Manjericão  

½ maço de Tomilho  

½ maço de Orégano  

2 colheres de chá de Pimenta do Reino  

2 unidades de Pimenta Dedo de Moça

6 dentes de Alho  

1 xícara de café de Vinagre de Vinho Branco  

1 xícara de café de Vinho Branco  

1 xícara de café de Azeite  Extravirgem

Pitada de sal.

Modo de fazer:  

Bater todos os ingredientes, já higienizados, no liquidificador com todos os ingredientes líquidos, exceto o azeite. Caso desejar, tempere a seu gosto, coloque mais ervas, mais pimenta e mais vinagre se quiser algo mais ácido. Por último, adicione o azeite extravirgem.  

Deixe descansar na geladeira por 2 horas antes de servir, assim todos os sabores ficam mais fortes. Armazenar corretamente e deixar refrigerado por até 15 dias.


Carne na Brasa

Para uma carne simples de fazer e com muito sabor, escolha  o bife de chorizo. Procure comprar fresca em vez de congelada, isso fará diferença, acredite!  

Após ascender a brasa, espere 20 minutos. Quando o carvão estiver bem quente, tempere a carne na hora com sal grosso. No meu evento, coloquei azeite extravirgem Tutuna, da fazenda de amigos em que me hospedei e onde acompanhei sua produção. O tempo de preparo é curto, 6 minutos de cada lado já fez chegar ao ponto, e finalizei com pinceladas de mais azeite e uma farofa crocante. Na mesma brasa, coloque legumes cozidos para dar aquele toque de especial de fogo. 



Mudando de assunto…

Esses dias, na praia, eu e minha amiga, Carol, acendemos o fogo da minha churrasqueira. Foi divertido e muito mais fácil do que imaginávamos, tenha certeza de que você também consegue arrasar na churrasqueira! Quando quiser fazer um churrasco, pegue o carvão, acendedor ou estopa, se precisar, álcool e fósforo. 

No nosso caso, fizemos umas linguiças e queijos de aperitivos e logo o vizinho, Gu, Mestre Churrasqueiro nível top, salvou a gente e fomos, com toda a comida e a carne para assar na casa do lado! Vale a pena fazer uma linguiça toscana ou pequenas apimentadas, um queijo coalho em palitos e cebolas no papel alumínio com azeite e orégano! Meu pai sempre faz essa minha receitinha.

Bom apetite!

Escrevam aqui qual receita vocês querem! Um beijo!

Salvar

Deixe seu comentário!