Abóbora : versátil e saborosa!

Categorias: Na minha Cozinha, Receitas, Vinho

A abóbora ou jerimum, é fruto da aboboreira. Ela é cultivada em todo o mundo por ser uma fruta extremamente nutritiva, saborosa e com facilidade de plantio. Aqui no Brasil, as abóboras são cultivadas há muito tempo e já faziam parte da alimentação dos indígenas bem antes da colonização.

O fruto é facilmente encontrado em todo o país e sua época de safra é de maio a setembro, porém, em algumas regiões, encontra-se o ano todo. Na hora de escolher para comprar, o principal ponto a observar é a sua casca, que deve estar lisa, sem manchas e sem brilho. Caso compre em pedaços, como encontramos nos mercados, confira se já foi higienizada e se tem manchas escuras.

A abóbora é fonte de betacaroteno, vitamina C e vitamina E, que têm propriedades antioxidantes, e vitaminas do complexo B. Ainda é rica em fibras e fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Suas sementes são fontes de zinco e gorduras insaturadas, além de terem uma boa quantidade de ferro.

Sou muito fã de abóboras e faço muitas receitas com elas em meus eventos e jantares. Gosto de utilizar em entradas, como em saladas (receita do post), cremes quentes, acompanhamentos de peixe, carne e, claro, na sobremesa! São ingredientes versáteis em todas as frentes da culinária e já pude encontrá-las em mercados da Itália, França e Estados Unidos com diversos tamanhos e formatos.

Algumas dicas de receitas que podem fazer sucesso no seu evento ou jantar em casa:

  • Creme de abóbora com gorgonzola
  • Creme de abóbora com gengibre e azeite extravirgem
  • Abóbora assada com balsâmico e tomilho
  • Chips de semente de abóbora assados com e raspas de limão
  • Peixe grelhado com purê de abóbora kabotchã e cogumelos grelhados
  • Minimoranga recheada com creme de carne-seca com requeijão cremoso
  • Doce de abóbora com cocada mole e sorbet de canela

No evento que realizei na RedButeco, na Vila Madalena, em dezembro de 2017, com degustação de vinhos São Geraldo, servimos de entrada uma salada verde com abóbora, que combinou muito bem com um dia leve de verão ao aroma de vinho branco.

Salada verde com abóbora assada no balsâmico & tomilho

Ingredientes

Folhas verdes

Amêndoas laminadas e torradas

500 g  abóbora moranga

500 ml vinagre balsâmico

200 ml azeite extravirgem

Tomilho fresco a gosto

Sal a gosto

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 200° C por 10 minutos e coloque a abóbora lavada, com casca, embrulhada no alumínio, com sal, balsâmico, azeite e tomilho, por 25 minutos. Em seguida, tire o papel alumínio e deixe por 10 minutos ou até que fique completamente macia.

Espere esfriar um pouco, para servir morno, enquanto faz o Molho Citrus.

Misture suco de 1 limão taiti, 1 limão siciliano, 1 laranja-lima e 1 tangerina. Adicione uma colher de chá de mel, algumas folhas de manjericão e muito azeite! A pitada de sal fica pro final! Na montagem, coloco a fatia de moranga em cima das folhas, pois destaca sua cor alaranjada, que fica linda!

Dica de harmonização: vinho espumante, como Prosecco, ou vinho branco Chardonnay com aromas de peras e especiarias.

Espero que gostem! Até a próxima receita na semana que vem!

Deixe seu comentário!