Detox

Categorias: Viagens & Lifestyle

Aonde foi para a nossa conexão com o alimento?

Cada vez mais estamos começando a entender que a alimentação é essencial para manter a vitalidade ou seja nossa força vital, o vigor de ter vontade de viver e por isso temos que prestar atenção ao que comemos e ingerimos no nosso corpo.

Na década de 80 o fast-food começou a tomar conta da rotina das famílias e nesses 30 anos em algumas delas se tornou a unica opção. O delivery facilitou a chegada de qualquer tipo de prato em qualquer lugar tornando tudo mais fácil e também o inicio da desconexão do preparo, do ingrediente do envolvimento com a comida e sua cultura.

Os supermercados chegaram com força na área de hortifruti e hoje podemos encontrar qualquer tipo de frutas, verduras, legumes frescos com a marca do mercado. Aos poucos, nos separamos do feirante, do amigo da barraca das frutas, da cebola e da batata. Nos acostumamos a pegar umas batatas ali e nem pensar donde veio, se esta verde ou madura, se esta na época, se veio de longe ou de perto da sua cidade.Falamos nos Instagram sobre o movimento do Slow Food no qual possui valores importantes para continuarmos a olhar o momento da refeição uma maneira de se conectar com a família, respeitar o meio ambiente, evitar desperdícios e controlar o lixo.

A agropecuária tem se mostrado um negocio predador do meio ambiente. Os numero sao exorbitantes, mais da metade da produção do gás metano, responsável pelo efeito estufa vem da agropecuária afinal se forma através da fezes do animal. Para se produzir 1 kg de carne precisa de 2.500 L de agua potável e metade da produção de grãos do mundo sao destinados a ração de animais confinados. O ideal seriamos reduzir a quantidade de carne e assim surgiu o movimento Segunda Sem Carne para nos conscientizar o consumo desenfreado de carne prejudica o meio ambiente

Recentemente foi aprovado leis que autorizam o a utilização de agrotóxicos na agricultura brasileira, que ja é lider mundial nesse quesito. Infelizmente foram adotadas medidas de modernização do setor na década de 60 que estão interligadas aos agrotóxicos e a uma grande cadeia de interesses financeiros que chegou a movimentar  R$10 bilhões esse ano. Infelizmente os riscos a nossa saúde a longo prazo são enormes como câncer, enxaqueca e dor de estômago crônica. Saiba mais sobre o Movimento Chega de Agrotóxico e fique ligado como consumir menos desses venenos!

 

Como desintoxicar?

Na maioria das vezes pensamos no verbo desintoxicar com o sentido de tirar mas na verdade muitas vezes tem o sentir de repor. Como por exemplos nutrientes e vitaminas que deixamos de ingerir com a alimentação mais moderna, rotina de vida agitada e sedentarismo. Ou até energias positivas depois de uma semana desgastante.

A reflexão de qual movimento é necessário que vir de dentro, muitas vezes precisamos de detox na alimentação, detox corporal ou ate mesmo detox da alma. Eu sempre faço os três para poder me recompor de alguma viagem, ou de alguma semana comendo mal, ou com tive muito stress. O mais importante dos processos é entender sua necessidade e dar valor a ela, ao que o corpo e nossa mente esta pedindo.

Se a ideia e desintoxicar nosso corpo através da alimentação, reduzir consumo de carnes em todas as refeições principais do dia e consumo de alimentos orgânicos  trará uma diferença para seu organismo.Caso seus hábitos por alguma razão estejam muito fora de uma rotina saudável (seja por festas no fim de semana, vida corrida no trabalho ou muitas tarefas em casa) o detox de sucos pode dar ajudar muito ao seu organismo recuperar nutrientes e proporcionar limpeza no organismo.Os sucos feitos com frutas, verduras e vegetais auxiliam no sistema e funcionamento digestivo e se caso tenha um sistema urinário lento, essa e a melhor opção para desinchar pois a quantidade de agua ingerida ajudar. Eu recomendo o Detox Market que entrega em casa sucos frescos!

 Uma maneira de fazer um detox corporal pode ser com as massagens, hoje existe drenagem detox que começa com ultrassom seguido de esfoliação para poder retirar peles mortas e prepara para receber a máscara desintoxicante com argila verde  e ficamos por 45 min na  manta térmica. Ao terminar a massagem linfática ajuda a levar as toxicas para os linfos e assim tirarmos de ver do nosso corpo. Existem estudos recentes que a vitalidade esta ligada ao nossos sistema linfático pois elimina toxicas que ficam presas no nosso corpo, nos envelhecendo e causando doenças.

 Por ultimo e não menos importante, o detox da alma. Acredito que muito mais do uma atitude de fora para dentro, precisamos refletir o que temos feito com nossa vida. E muitas das vezes nao sabemos por onde começar,e assim, procurar a meditação pode ser um inicio de criar o habito que tirar os pensamentos negativos e colocar no lugar os positivos. E, ja sabemos que apenas desejar o bem nao traz o bem, precisamos agir, de qualquer maneira o primeiro passo para uma vida positiva se inicia com a mente. Fazer um Detox para sua Alma  pode ser uma viagem para um lugar especial conectado com a natureza e desconectado do mundo digital, pode ser fazer uma visita a uma igreja, templo e conversar com alguém que te inspire. Muitas vezes banhos energéticos nos ajudam a recuperar energias perdidas, eu adoro banho de manjericão com mel ou de lavanda. Banhos com sal grosso, uma vez por ano e no final dele!

 

 

 Habitue-se a meditar.Todas os dias, ao se levantar,respire e oxigene seu corpo.

Aquiete-se e concentre seu pensamento e medite sobre alguma verdade, ou de fato, um problema.Pense em Deus e renove sua esperança e as forças que vai precisar para enfrentar a caminhada do dia.

 E claro, depois de tudo isso, vale lembrar que a vida tem que intoxicada de amor, de paz, de tolerância, de amigos verdadeiros e família. Se nos tomarmos o cuidado com o que ingerimos e com quem convivemos o detox será apenas um recurso para regular o que estiver fora do eixo.

 Procure sempre alguma ajuda naquilo que ja percebeu nao ser capaz sozinho. Hoje temos empresas focadas em alimentação saudável, nutricionistas e terapeutas. Ate mesmo terapias holisticas podem acelerar processos, e claro, nada melhor do que o processo de coaching para te conectar com sua missa de vida!

 Um bjo e bom fim de semana!

Deixe seu comentário!