Antes do fruto, a flor!

Categorias: Azeite Experience, Na minha Cozinha

Floração das Oliveiras

As oliveiras geralmente florescem no final da primavera trazendo flores pequenas e branquinhas que nascem próximas as folhas.

As flores podem ser : perfeitas, contendo partes masculinas e femininas, que são capazes de desenvolver os frutos da oliveira ou macho, que contém apenas as partes produtoras de pólen. Alguns casos para otimizar, planta-se variedades diferentes no mesmo campo para incentivar a polinização cruzada.

A azeitona é polinizada pelo vento e em poucos dias tudo acontece, por isso sempre esperamos que não tenha chuva nessa época. Em algumas áreas, especialmente onde a irrigação e a fertilização não são praticadas, poder levar anos para ter azeitonas. As árvores chegam a não florescer em alguns casos aonde tem muita chuva ou geada nessa época, e o que tem que fazer é esperar próximo ano.

 

Os produtores acompanham de perto esse processo pois a partir desse momento começa o inicio do surgimento do fruto. A partir desse processo natural da polinização também inicia a contagem para quando o fruto estará maduro e a estimativa da data da colheita, sempre se baseando pela variedade pois cada uma tem um tempo diferente de desenvolvimento.

As flores dão sinais se a colheita será boa  pois quanto mais elas existem na arvore maiores as chances de terem frutos, no caso azeitonas.O número de flores que se transformam em frutas é bastante baixo, geralmente menor que 3%.

Na edição do  Azeite Experience na fazenda Irarema em Agosto de 2018 na Serra da Mantiqueira pudemos ver de perto essa fase da construção do que será a flor.Nessa região em especifico as chuvas nao estão presentes nessa época tornando tudo favorável para o bom desempenho de produção de azeitonas nas arvores.E pelo visto teremos uma boa safra de azeite por la em 2019. #mtofeliz

 

Temos alguns outras frutas que são formados das flores:

A manga, o damasco, o pêssego, a laranja e o abacate dependem que suas flores polinizem para serem geradas.

Flor de Damasco
Flor de Laranjeira
Flor de Manga

Deixe seu comentário!