Conheça a força da paleta de primavera

Categorias: Viagens & Lifestyle

Cores trazem propostas que vão além da estação e dão voz aos que as usam.

Já é tradição: a cada ano a Pantone elege a cor que irá criar verdadeiras tendências no mundo todo.

Na proposta Pantone de paleta de cores para a primavera 2018 há muita ousadia, pois ela apresenta 12 tonalidades – com duas cores a mais do que o tradicional esperado. Porém, a mudança foi além e aumentou a dinâmica entre elas. Além disso, apresenta também uma base de cores clássica que desempenham um grande papel na moda, no design de moveis e alguns itens que veremos por aqui/

Com força na tonalidade, a Ultra Violet 18-3838, escolhida como a cor do ano para 2018,  também está presente na seleção para a primavera. Ela é um púrpura pulsante que convida a ser criativo e a utilizar seu destaque natural como rebeldia de quem quer ser visto.

A seguir eu quero contar pra você um pouco mais sobre as  cores da paleta de primavera 2018, a cor do ano e sobre as formas de utilização no cotidiano em campos como moda e decoração. Vamos lá!

O que a paleta Pantone Primavera 2018 tem a oferecer

As cores escolhidas para a Pantone 2018 são frutos dos desfiles das semanas de moda de Nova York e de Londres. Elas compõem uma seleção feita a partir da avaliação das escolhas feitas pelos principais e mais renomados estilistas de moda do mundo.São sempre harmônicas e cheias de boas histórias. As cores atravessam o Atlântico para que, unidas, completem uma linha de raciocínio e traduzam contextos. Conheça melhor o conceito por trás de cada uma delas:

Meadowlark 13-0646

Guiadas pelo Meadowlark, um amarelo radiante e aberto, a promessa do que estava por vir só poderia ter uma mensagem: revele-se, traga à luz tudo o que você quiser expressar. Esse tom é um verdadeiro convite a novos testes, afinal, as cores têm mais a oferecer!

Cherry Tomato 17-1563, Chili Oil 18-1440, Blooming Dahlia 15-1520, Emperador 18-1028

O contemporâneo que pede toques de laranja em um arrasador vermelho Cherry Tomato, mas que também toca o desafiador rosa Blooming Dahlia. E que utiliza do sabor denso do vermelho Chili Oil e do marrom chocolate Emperador.

Pink Lavender 14-3207, Almost Mauve 12-2103, Spring Crocus 17-3020

Ainda que tome a força desses tons para provar que em todas as pessoas há sentimentos, conquistas e verdades profundas e fortes a serem expressas, a paleta também lembra as sutilezas. No existir há fragilidade fundida em beleza como na Pink Lavender, no fúcsia Spring Crocus e no tom delicado do Almost Mauve.

Little Boy Blue 4132, Arcadia 16-5533, Lime Punch 13-0550

E tem a alegria da imensidão do céu refletida no Little Boy Blue, das lembranças com o retrô Arcadia e na vibração do Lime Punch.

 

 

A permanência das cores em diferentes contextos

O aumento na quantidade de cores da seleção Pantone 2018 não foi em vão. Ele é ancorado na necessidade do mercado em atender a uma sociedade plural, que quer se valer das cores sem prazo, como os meses de duração das estações, por exemplo.

Por isso a essência da proposta permanece, como um efeito de transição. As propostas para a primavera 2018 e para o outono/inverno de 2018 são complementares (na presença do amarelo, vermelhos e até nas cores base).

O que acontece é que acabam mudando apenas para tons mais fechados, além de haver a inclusão de algumas cores novas.Isso nada mais é do que um reflexo do que o tempo faz, não só nas estações mas com a percepção das pessoas: modifica.

A partir das colisões, escolhas e experiências que vivemos, aos poucos somos colocados em uma nova perspectivas de nós mesmos. Não há calendário para isso e a moda soma e traduz mais essa natureza humana à lógica frenética do mercado.

Os destaques Pantone 2018 estão por todos os lados:

Moda e decoração

Apesar de alguns tons, como o ultra violeta, parecerem ousados para serem aplicados em situações do dia a dia, as cores eleitas pela Pantone são mais versáteis do que parece. Podem até fazer parte do seu dia a dia em setores como moda e decoração.

Após todo o desenvolvimento e interpretação, cores tendências da Pantone 2018 fazem o contorno das ruas e vão para as cores das sombras e batons, em um despertar da beleza através de uma invasão de intensidade.

Os tons escolhidos pela Pantone ganham as fachadas, criam espaços distintos no escritório, em casa, enfim, podem ser o toque que falta no repaginar de todas as paredes. Use como inspiração para aquela reforma tão esperada, por exemplo. O resultado pode te surpreender.

Além disso, as cores também se desdobram na decoração dos tecidos dos estofados, no mobiliário, e nos detalhes dos pequenos itens dispostos pela casa: os quadros, os objetos e papelaria do home office, os utensílios domésticos da cozinha e os organizadores da lavanderia. Multiplica o bem-estar na roupa de cama que também veste, através do cuidado com as peças que dia a dia te acolhem e te adormecem.

Estão até mesmo no metálico dos eletroeletrônicos, na ousadia de notebooks amarelos e verdes e nos eletrodomésticos com a invasão das batedeiras e liquidificadores multicores.

Mais: as cores surpreendem ao serem descobertas nas frutas, vegetais e legumes. Também nos divertem nos doces e com isso impulsionam nosso paladar. Estão presentes, ainda, nos logos, embalagens, marcas e comunicação que passam pelo cotidiano.

A extensão da autoexpressão pelas cores é perceptível em todas as nossas interações e atividades. Na verdade, as peças de vestuário, acessórios e calçados são apenas o começo.

Eu amo falar sobre cores e sempre acho que faz parte do nosso humor, de como vemos a vida. A cor que você escolhe para usar reflete a cor da sua alma!

Deixe seu comentário!