Conheça as tradições de Natal e crie a sua!

Categorias: Na minha Cozinha

O Natal é sempre uma época mágica!

Não há quem não se deixe envolver por toda a atmosfera que envolve a ocasião. Quem não se emociona ao ver uma casa decorada ou aquelas luzes pela cidade?
Toda essa tradição tem acompanha a civilização cristã há mais de 2 mil anos e, alguns dos símbolos utilizados têm uma origem muito mais antiga. Mas, de tempos em tempos outras tradições se incorporam às mais antigas e assim vamos criando novos rituais, experimentando novos pratos e tantas outras evoluções.É sobre essas tradições antigas e algumas mais atuais que quero conversar com vocês hoje!

A história dos símbolos de Natal
Cada um dos símbolos e que usamos para decorar nossas casas no período de festas ou a mesa nas noites de celebração tem uma história particular. Vamos a algumas delas:

A ceia
Nada mais tradicional que cear à meia noite, não? Essa tradição secular é uma das que perduram com mais fidelidade. Aqui no Brasil a mesa farta e a família reunida são indispensáveis. Os pratos frios, quentes e as sobremesas são feitos para agradar a todos. Os principais são peru, leitão, arroz, farofa, castanhas, nozes, salada tropical, frutas (em especial as exclusivas do território brasileiro), bolinhos de bacalhau, vinhos, champagne, etc.

A vela
De acordo com a tradição católica, a cada semana do Advento (período que antecede as comemorações do nascimento de Cristo) uma vela deve ser acesa, simbolizando a reverência necessária para aguardar o Natal. A última vela a ser acesa tem a cor branca e representa a alegria pelo nascimento do Menino Deus.

A guirlanda
Da mesma forma que as velas, as guirlandas são símbolos relacionadas ao período do Advento. Atualmente é muito comum ver estes círculos de galhos secos adornados enfeitando as portas dos brasileiros.
E vale tudo para deixar a sua guirlanda mais bonita: uns preferem as mais simples, sem adornos, outros compram uma pronta, com laços, bolinhas e enfeites variados, e há aqueles que decidem criar uma exclusiva, personalizando cada detalhe. Escolha a que combina melhor com o seu estilo e entre no clima.

O presépio
Tradição secular, iniciada na Itália no século XIII por São Francisco de Assis, o presépio é a representação do nascimento de Cristo. De acordo coma tradição religiosa, ele deve ser montado no primeiro domingo do Advento e desmontado em 6 de janeiro. Devem fazer parte do presépio: animais, pastores, anjo, estrelas, reis magos, os presentes (ouro, incenso e mirra), além de José, Maria e Menino Jesus.

E são muitos outros os símbolos que fazem parte desta comemoração: as árvores, as bolas, o pinheiro… só pra citar alguns.

Criando nossas tradições

Mas, nada nos impede de criar novas tradições. Afinal de contas, o mundo mudou, as novas tecnologias estão aí para nos deixar mais próximos de quem amamos, mesmo que morem em países diferentes. A ideia de família estendida também já uma realidade. Afinal de contas, os laços de afeto muitas vezes são mais fortes que os laços biológicos.  E nada de ficar distante daquela pessoa querida que precisa trabalhar bem na hora da ceia: porque não usar um aplicativo tipo Whatsapp pra fazer uma chamada?Enfim, as tradições são você quem faz. Elas devem ter um significado especial pra você e para sua família.

Hoje em dia não precisamos  passar o dia inteirinho na cozinha e estar morta de cansaço na hora mais importante. Hoje é possível encomendar com antecedência uma ceia completa para qualquer número de convidados. E nada de cardápio pré definido. Você pode escolher o que deseja servir e ainda ter a opção de ter uma me.

Nesse ano montei um menu super especial e terei o maior prazer em preparar com você sua ceia de Natal. Poderemos pensar no que seus convidados mais irão gostar, nas sobremesas mais deliciosas… Tudo pra criar uma noite feliz e inesquecível!
Se quiser saber mais, envie um e-mail para contato@casaperola.com.br e entraremos em contato ou visite nosso site  www.ceiadenatadelivery.casadaperola.com

 

Deixe seu comentário!