Aula de Harmonização de Azeite

Categorias: Azeite Experience, Na minha Cozinha

No curso de Sommelier de Azeite, a aula de harmonização é muito importante, afinal, já está  mais que comprovado que os benefícios do azeite chegam até nosso corpo através da alimentação!

O conhecimento que compartilho, eu adquiri analisando e degustando diversos azeites do mundo todo, experimentando, testando, estudando e errando receitas novas. Além de visitar fazendas e acompanhar colheitas para poder expandir minha consciência e ir além do produto final. As teorias de harmonização que desenvolvi são bem particulares afinal não temos ainda referências e bibliografia disponível para seguir caminhos como temos no vinho, cerveja e alguns outros ingredientes que podemos fazer esse tipo de serviço.

A aula é especialmente desenvolvida para alunos do curso ministrado por Olive Oil Times e em nenhum outro curso temos algo que possa ser tão detalhista e com com tantas dicas práticas. Apresentei minhas ideias, inspirações e paixão pelo azeite extra virgem para que os alunos se comecem a criar novas receitas e incentivar o consumo em diferentes momentos na cozinha e na hora da refeição.

Dessa vez tivemos duas aulas, a primeira foi especialmente para os alunos do curso profissionalizante.Todas as dicas dessa aula estão nesse link.

Já a segunda foi para os alunos do Curso de Sommelier de Azeite com mais conteúdo específico de combinações, tais como misturar sabores, temperos, aromas e fazer o azeite ser mais do que um ingrediente e passar a ser o protagonista da receita.Nessa aula, foi servido caponata de berinjela, receita conhecida por todos, mas que com o azeite certo, pode ser diferente e ainda melhor!

Também foi servido um steak grelhado com azeite robusto e mousse de laranja.

Muitas vezes o luxo se encontra nas coisas mais simples da vida. E assim também é com a comida e o universo do azeite.

Para podermos fazer com que todas as propriedade positivas de sabores e aromas possam aparecer uma dica importante é utilizar poucos ingredientes, como eu faço de costumo, no 5 a 7 ingredientes para compor um prato. Outra dica importante é o uso de azeite em todos as técnicas da receita : marinar, temperar, fritar, refogar, saltear, assar e fritar com azeite e assim teremos uma harmonia no modo geral.

Em alguns casos, a substituição completa de manteiga por azeite requer testes e cuidado, entretanto vale lembrar que se trata de uma gordura saturada e em grandes quantidades não faz bem à saude, algo bem diferente do azeite que podemos dizer com certeza que quanto mais consumimos melhor fica nossa saude.

Conheça o azeite que vai usar : degustando!

Importante também degustar e tentar entender o que de melhor o azeite extra virgem tem para acrescentar na sua receita. Em alguns casos, encontramos azeites sem equilíbrio entre aromas e sabores harmonizados como esperamos em uma competição por exemplo. Entretanto, na prática, muitas vezes isso pode se tornar um ponto positivo.Como por exemplo, o guacamole que foi servido, não tinha cebola nem pimenta, entretanto o azeite que escolhi, de Marrocos (medalha de prata NYIOOC) era muito picante e nem tanto amargo, o que possibilitou a sensação de estar apimentado, mesmo sem pimenta! Acho incrível essas possibilidades!

Frutas e Azeite Extra Virgem

Outra receita, foi o Mousse de Laranja com arbequina da Espanha. A união de citrus e azeite se dá  bem por conta de um ser ácido e outro básico, proporcionando uma sensação de proporcionalidade no paladar. Dessa forma, laranja, tangerina, limão, limão siciliano, uva, abacaxi, morango, kiwi, ameixa e maracujá são frutas que com certeza combinam com azeites frutados maduros, suaves, delicados com notas de amêndoas, flores, banana, maca e baunilha,As possibilidades de receitas são inúmeras, desde saladas, frutas corridas com granola pela manha, mousse, e drinks também!Para  apresentar aos alunos uma possibilidade de sobremesa com fruta e azeite, servi o mousse de laranja, com calda de tangerina.Segue receita no post do nosso instagram!

Os azeites escolhidos foram algo que aconteceu momentaneamente. E com certeza a parte mais prazerosa de criar uma receita enquanto ocorre a competição!

 

Deixe seu comentário!