Casa Mantiva – Ouro NYIOOC 2019

Categorias: Azeite Experience, Por onde andei, Receitas, Viagens & Lifestyle

 

A cidade Gonçalves fica localizado ao sul de Minas Gerais, próximo a Santo Antonio de Pinhal e Paraisópolis. Fica 195 km de São Paulo, se localiza no centro da Serra da Mantiqueira com uma paisagem montanhosa deslumbrante, natureza viva com animais selvagens.

Por conta da altitude e clima, por lá alguns produtos são facilmente cultivados como cenoura, brócolis, citrus e batata. Com o passar do anos, a produção de queijos e cerveja também aumentou, dessa maneira, se tornou um polo gastronômico com muito charme e qualidade nos produtos locais como doces de banana, amendoim, compotas, queijos variados, mel, verduras, legume e truta fresca faz da cidade um paraíso para a criação de receitas e inspirações para novas criações.

Restaurantes e Lojas

A cidade é pequena, pouco agitada, mas com muito lugares legais para visitar. Alguns restaurantes oferecem boa gastronomia como a Saua, do Chef Vitor Sales que tive o prazer de conhecer pessoalmente, tem também o Sebastian Bar para tomar vinho ou um drink durante o dia com vista das montanhas. Algumas lojas de decoração com produtos artesanais como na loja Arte Zen e também feitos a mão como a artesã de cerâmica Cynthia Gavião que tem uma linha inspirada nas Oliveiras.

 

Uma das lojas mais tradicionais, a Senhora das Especiarias fica na Igreja Matriz com muita compota, geleia e molhos cheios de sabores diferenciados. Aos sábados tem a feira da cidade orgânica, com produtores locais oferecendo muitos produtos diferenciados.

 

 

Hotéis e Pousadas

As pousadas mais afastadas das cidades proporcionam o contato maior com a natureza e vistas maravilhosas, de diferentes padrões com pouco ou mais quartos, de 3 ã 5 estrelas, dá para ficar encontra diferentes possibilidades que vai ao encontro da proposta da viagem. O importante é aproveitar o verde, com as arvores, as flores e com todos os elementos da natureza que parecem ser menos tímidos por aquela região. Me hospedei na Serra Vista, e posso dizer que foi revigorante. Em uma manhã, acordei antes do nascer do sol para meditar e foi muito energizante. Assim como todos os dias o por do sol foi maravilhoso com a formosura da Lua chegando. Os passarinhos e gaviões, fazem parte do visual cheio de pinheiros Araucaria.

 

 

Passeios

Para conhecer mais a região, é possível fazer passeios de cavalos, visitar cachoeiras, fazer trilhas para pedras e montanhas ou fazer trilhas de jeep. Se prepare para um lugar simples,sem luxo, com pessoas dispostas a se desconectar da cidade e pisar no frio da vida agitada para se conectar com a Mae Natureza.

 

Casa Mantiva

Um dia estava no mercado de Pinheiros em São Paulo, e comprei o azeite Casa Mantiva. Me lembro que quando degustei o Koroneiki fiquei encantada com o frescor, intensidade e harmonia do azeite extra virgem. E, não é sempre que faço isso, procurei os produtores para elogiar. Eu sei o quanto é difícil fazer azeite no Brasil e também sei que reconhecimento é algo que todos gostamos de ter e muitas vezes focamos mais nas reclamações. De lá para ca, me tornei amiga da Casa Mantiva, mesmo não conhecendo os proprietários pessoalmente, em meus eventos, jantares e aulas internacionais a garrafinha verdes está comigo.

 

Creditos Olive Oil Times

 

A fazenda esta localizada há 30 minutos da cidade de Gonçalves em uma propriedade que atualmente tem mais 8 mil pés, plantados há 8 anos atrás, em uma região montanhosa com características climáticas favoraveis ao desenvolvimento de oliveiras. O bom resultado podemos comprovar no azeite com qualidade.

As variedades são arbosana, arbequina, grapollo e koroneiki. A colheita como geralmente acontece no Brasil, inicia-se em janeiro, então é de se esperar atualmente um azeite com muito frescor, aromas de grama, rúcula e maça verde bem intensos com amargor e picancia nítidos e harmonizados na hora da degustação. A arbequina com arbosa é um dos meus favoritos para sobremesa, delicado e aromático, vai bem com bolos, geleias, e frutas. Já a Koroneiki vai muito bem com saladas, queijos curados e peixes. Já o blend com Grapolo, torna o azeite mais intenso e amargo, fica perfeito com doces como goiabada e doce de leite, além claro, para finalizar carnes e massas com molhos de tomate ou ragu de carne.

La na fazenda, a fabrica é nova e com tudo muito bem montado para receber da melhor maneira possível as azeitonas para a extração. O maquinário da Fast, empresa brasileira, tem feito um bom trabalho, como garantiu Arnaldo, produtor. A ideia é manter a produção artesanal, com foco na qualidade e atendimento ao cliente na hora da compra com o diferencial de ter tudo 100% realizado na fazenda pelos proprietários : envase, rotulo, armazenamento, transporte..

Eu fico orgulhosa de encontrar produtores que acima de tudo, querem manter a transparência da qualidade do produto e carregar o titulo de “produzido no Brasil “ com veracidade. Infelizmente, por conta da baixa safra na região, alguns produtores compraram azeites do sul ou até mesmo de outros países sem avisar o consumidor, o que futuramente pode comprometer a honestidade do nosso mercado. Atualmente já sofremos com constantes alterações em azeites, marcas proibidas no mercado e como sabemos, apesar de ser um dos grandes importadores de azeite, muitos desses litros são safras dos anos anteriores e não frescos da safra atual.

Na primeira tarde que passei na fazenda, foi uma tarde maravilhosa. Para mim, uma honra estar por perto de pessoas inspiradoras como a Fernanda, proprietária da Senhora das Especiarias, sua criatividade nas receitas e sabores me surpreende assim como drink com azeite que fizemos por la, comemos queijos locais e fizemos degustação dos azeites com um grupo que esta montando a Confraria do Risco, eu adorei o nome e a proposta, de se unir para arriscar, testar e criar novos sabores sem seguir nenhum padrão a não ser a intuição.

 

Para mim foi uma novidade unir gin,cerveja e azeite extra virgem..

Adorei e vou deixar aqui a receita:

Ingredientes:

50 ml de gin

50 ml de suco de laranja

20 ml de cerveja pilsen encorpada

5 ml de azeite extra virgem

2 colheres de sopa de compota de banana com curry

(se não tiver pode usar bananinha e uma pitada de curry)

Modo de Preparo:

Misturar o gin com a compota de banana e azeite por 20 minutos para aromatizar

Em seguida adicionar o suco de laranja, gelo e misturar bem.

Na hora de servir, adicionar a cerveja para dar uma textura frisante e refrescante.

Andamos pelos olivais com minha filha era tudo que eu precisava e quem me conhece sabe que amo o sol, as oliveiras e azeite..imagine tudo junto?

Sentar embaixo da arvore que tanto amo e poder respirar profundamente e se conectar com a natureza, era o que eu queria desde que sai de São Paulo.

A oliveira tem uma conexão muito forte com a humanidade, e desde da época Celta, as deusas recorriam a ela em busca de sabedoria e força em rituais para guerra, além do azeite ser usado para cobrir o corpo como hidrante.

 

No dia seguinte pela manha, retornei à fazenda para um evento promovido pela Queijaria, de São Paulo. Um grupo visitou os olivais, a fabrica, fez degustação e finalizou com um almoço com ingredientes locais. Assim como eu, que acredito que em muitas vezes minhas receitas e minha comida é a minha melhor apresentação, o azeite Casa Mantiva representa muito bem os proprietários. Da para sentir amor no que se faz, cuidado com cada processo, desde o campo até a venda, e tudo atrelado com o propósito de vida do casal que vive junto já quase há 40 anos. Deixo aqui mais uma vez meu sentimento de gratidão receber eu e minha família e deixar curtir um pouco dessa terra linda.

Adorei também conhecer o Tomate de Arvore, uma espécie andina que se desenvolveu bem na região da Mantiqueira. Com casca dura, semestre escuras e tons mais avermelhados por dentro.

 

 

 

Todo esse trabalho teve seu reconhecimento com a Medalha de Ouro no campeonato de Azeite em NYIOOC 2019 nesse ano.

Parabéns, vocês merecem!

 

Deixe seu comentário!